Do - In para Criancas e Bebés - Dicas Gerais para Aplicar






     O Do-In não tem nenhuma contra indicação, podendo ser feito em qualquer período da vida da criança. 
   No entanto, como o organismo infantil é mais sensível e receptivo à massagem, o cuidado com o toque deve ser observado. Em situações mais severas, como uma diarreia, por exemplo, os responsáveis devem aplicar o Do-In pelo menos 10 dias consecutivos, durante cinco minutos no máximo cada ponto.
      Para prevenir e amenizar esses desconfortos, podemos fazer uso uma técnica de auto massagem chamada Do-In, que utiliza os mesmos meridianos, distribuídos por todo o corpo.
      No caso de crianças pequenas, a técnica também pode ser executada por outra pessoa, como os pais, nesse caso. E os responsáveis poderão concentrar a massagem nos pés e na palma das mãos das crianças.
         Temos por indicações e hábitos incluir rituais no dia-a-dia da crianças, desde do seu nascimento, como horário do banho e refeições, entre outros. Utilizamos esses recursos como forma também de manter um contacto activo com os filhos. Com a auto massagem Do-In pode-se tratar de algumas patologias das crianças. O Do-In também é um ritual de amor, que pode aproximar mais os pais e filhos.


DICAS GERAIS PARA APLICAR O DO-IN: 

 
  1. Escolha um lugar tranquilo ( que tal a cama dos pais ), coloque uma música suave e acenda um incenso de aroma agradável, ( salvo em casos de alergias ); 
      2. Preferencialmente faça o Do-In antes ou depois do banho das crianças, assim elas assim elas relaxam melhor;
   
      3. Respeite o tempo máximo dos cinco minutos de massagem em cada ponto;

      4. Se a criança for maior e quiser aprender a massagem, sente-se na frente dela para demonstrar o passo a passo de todo o procedimento;

      5. No caso da criança maior, peça  para ela mantenha a coluna mais direita possível, afinal não queremos massajar os pés e sair com a coluna a doer. 


       Confira em abaixo o passo-a-passo de algumas massagens que os pais podem aplicar nos pequenos, para combater ou amenizar insónia, diarreia, prisão de ventre, dor de cabeça, entre outros. 

INSÓNIA E PESADELO

      Com a parte gorda do seu polegar, pressione o segundo dedo do pé da criança, contado a partir do dedo grande do pé. Mantenha a pressão por três minutos. A massagem pode ser feita uma vez ao dia, durante dez dias seguidos. Com a melhoria do quadro, a massagem poderá ser feita somente à noite antes de dormir, em dias alternados, como manutenção.


DIARREIA 



     Com a parte mais gorda do seu polegar, pressione a região mais alta do arco do pé da criança, e mantenha a pressão por 5 minutos.

      Faça a massagem pelo menos duas vezes ao dia, durante dez dias consecutivos.



PRISÃO DE VENTRE



     Com a parte mais gorda do seu polegar, pressione a região mais alta do arco do pé da criança, fazendo pequenos círculos. Mantenha a mesma pressão e o movimento durante alguns segundos e volte a repeti-lo por mais dois minutos. A massagem deverá ser feita três vezes ao dia, durante dois dias consecutivos.




DOR DE CABEÇA



    Com o parte mais gorda do seu polegar, pressione dedo grande do pé da criança. Mantenha a pressão durante 2 a 3 minutos. Repita a massagem até amenizar a dor, podemos variar entre duas a três repetições.


CONGESTÃO NASAL


    Neste caso, mantenha a criança deitada para facilitar a massagem, e sente-se atrás dela. Utilizando os dois indicadores, posicione um dedo de cada lado do nariz de seu filho e, depois, pressione as bordas do nariz da criança. Mantenha a pressão, realizando pequenos círculos. Depois, conte até vinte e relaxe a pressão. A sensação de bem-estar costuma ser imediata após trabalhar este ponto. A massagem pode ser feita sempre que o filho reclamar que está com o nariz entupido.


DORES DE COSTAS


    A partir do dedo grande do pé da criança, abaixo da dobra formada, faça pressão utilizando o seu polegar. Mantenha a pressão durante dois a três minutos. Repita a massagem por cinco dias consecutivos.


PARA BEM-ESTAR GERAL


     Utilizando a parte mas gorda do seu polegar, faça pressão no dedo grande do pé da criança e depois repita o mesmo movimento em todos os dedos. Depois, utilize seus dois polegares e pressione-os, simultaneamente, por todo o pé da criança, percorrendo sua extensão. Para finalizar, faça uma concha com suas duas mãos, envolvendo o pé da criança. Percorra toda sua extensão, "amassando" seus polegares em direcção ao calcanhar do pequeno. Repita esse procedimento duas a três vezes. Essa massagem pode ser feita sem nenhuma restrição, todos os dias, quantas vezes sentir vontade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Página inicial