Alongamentos Terapêutico - Técnicas



         Os alongamentos terapêuticos são exercícios voltado para o aumento da flexibilidade muscular. 
     Estes alongamentos podem ser feitos por todas as pessoas, mesmo as que tem Hérnias, só tem é que fazer com menos intensidade.
        Nestes seis alongamentos que vão ver a seguir, vai ajudar a sentir os meridianos.
        Quando alongarem os meridianos podem sentir mais claramente o estado em que eles se encontram. Dificuldade em fazer um determinado alongamento pode significar um desequilíbrio nos meridianos correspondentes.
        Os alongamentos podem ser feitos sempre que sentir vontade, uma vez que relaxam o corpo e a mente.
      Quando feitos de maneira adequada, os alongamentos trazem os seguintes benefícios:

  • Reduz as tensões musculares;
  • Relaxa o corpo;
  • Proporciona maior consciência corporal;
  • Deixa os movimentos mais soltos e leves;
  • Previne lesões;
  • Prepara o corpo para actividades físicas;
  • Activa a circulação.

Como deve ser feito?


   A respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. E, é a respiração que dá ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.
    Deve respeitar o seus limites. Se forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não alongue até ao limite, aos poucos você vai ganhar flexibilidade.
    Aprenda a introduzir na sua rotina. É possível alongar enquanto vê televisão.

    
Como alongar?


      É importante aprender a forma correcta para executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 30 a 40 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves.
      O alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o músculo pode ser evitando sentir dor. Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por segundos, voltando a ser alongado novamente.


Recomendações:


  1. Mantenha a respiração fluída;

  2. Relaxe entre cada alongamento. Coloque-se na posição e aguarde a musculatura se solte.

 3. Não balance para frente ou para trás tentado forçar o alongamento, mova-se devagar e alongue-se  gradualmente.

 4. Seja gentil com seu corpo, não alongue até sentir dor.

 5. Mantenha a sua atenção, voltada para os meridianos que tiver alongando.

 6. Não dobre as costas, mantenha relaxada mente com as costas direitas e dobre-se para a frente sempre a partir dos quadris.

 7. Não tranque os joelhos enquanto estiver fazendo alongamento no qual as pernas ficam esticadas.

 8. Não use a musculatura da região lombar para fazer os alongamentos; mantenha-a relaxada, e utilize os braços para puxar o corpo para frente.

 9. Faça cada alongamento apenas uma vez, permanecendo pelo menos 20 segundos em cada um deles.

10. Alongue-se dentro das suas possibilidades. "Ouça" o seu corpo, de modo a lhe dar o que necessita e na medida que precisa.

Alongamentos dos Meridianos

  • Meridianos: Pulmão e Intestino Grosso:
    Fique de pé, com os dois pés paralelos e joelhos "Soltos" (ligeiramente flexionados) . Cruze os polegares atrás do corpo na altura das nádegas. Incline-se para a frente. Deixe os ombros para trás. Mantenha a cabeça erguida e evite curvar as costas na região torácica. após alguns momentos, vai subindo devagar, flexionando os joelhos para não forçar a região lombar. Do-In toque no braço sentindo os meridianos do pulmão e do intestino grosso.

  • Meridianos: Coração e Intestino Delgado:
        Sente-se e junte as solas do pés, traga-os o mais próximo possível do corpo. Segure os pés com as mãos, mantenha os joelhos próximos ao chão e incline-se para frente, tentando trazer a barriga para junto dos pés. Para isso lembre-se de usar a força dos braços e não a musculatura lombar, e de manter as costas direitas. Explore outros alongamentos nos braços, activando os meridianos.



  • Meridianos: Circulação e Triplo Aquecedor:

       Sente-se com as pernas cruzadas e os braços e coloque os braços esticados em cima dos joelhos opostos. Incline-se para a frente deitando o tórax sobre as pernas e afastando as mãos do corpo. E depois mantenha a atenção nos braços e relaxe. As palmas das mãos devem permanecer voltadas para baixo. Logo de seguida do alongamento, faça Do-In.


  • Meridianos: Rim e Bexiga:
   
    Sente-se com as pernas esticadas à frente do corpo, incline-se para frente, a partir dos quadris, e segure os dedos dos pés com as mãos. Traga o tronco para a frente, deitando-se sobre as pernas. Se tiver dificuldade em segurar os dedos dos pés  com as mãos, então mantenha as costas direitas e utilize uma toalha para lançar os pés, mas não curve as costas. Continue a auto massagem.



Meridianos: Fígado e Vesícula Biliar:
 
   Sente-se com as pernas esticadas e separadas o quanto possível. Vire o corpo na direcção de uma das pernas, e incline-se para a frente e segure o pé com a mão do lado oposto. Relaxe e traga o tórax de encontro a à perna. Traga o movimento a partir dos quadris mantendo as costas relaxas e rectas. Coloque a outra a mão apoiada no chão para ajudar de apoio. Depois faz o mesmo alongamento tocando o pé com as duas mãos. Com este exercício, está alongar o meridiano do fígado na perna oposta, e não sobre a qual está inclinado. Agora faça o alongamento inclinando-se sobre a outra perna. 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Página inicial